sexta-feira, 27 de maio de 2011

monocorionico e diaminiotico (identicos ou não?)

Eis a questão!!! desde que vi essa expressão na minha 2° ultrasson nao parava de pensar no assunto! a primeira ultra o medico tinha afirmado que eram gemeos univitelinos... no segundo me vem essa de monocorionico e diaminiotico... no terceiro o medico nao sabia afirmar...

bom... fiz milhares de pesquisas, li inumeras teses de obstetricia! nossa, quase fiz um curso de medicina online! rsrsrs
cheguei as seguintes conclusões:

gemeos fraternos são bebes que são gerados na mesma barriga, porem em placentas completamente diferentes... isso tem um lado bom: um bebê nao vai se enroscar no cordão do outro, nem vai ocorrer de um tá "se alimentando" mais que o outro.

gemeos univitelinos tanto podem estar na mesma placenta e liquido aminiotico, ou na mesma placenta só que com liquidos separados por uma fina pelicula (foi o caso das minhas bebes). Gravidez de placenta e mesmo liquido é mais perigosa... por conta do que eu escrevi a cima, já se são separados por pelicula, ao menos um nao se enrola no cordão do outro!

como se dá tudo isso???
gemeos fraternos acontece quando uma mulher produz 2 ou mais ovulos e os mesmos são fecundados! simples assim!
gemeos univitelinos acontece quando um ovulo apenas é fecundado e no meio da divisão celular, ao invés de formar 1 bebe forma-se 2 ou mais... o que determina se serão de liquidos diferentes é o dia em que essa divisão ocorre... salvo engano, é quando o ovulo dá origem ha 2 bebes bem no comecinho da divisão celular os bebês terão a pelicula, se demorar mais um pouco, nao terá a pelicula.

é genetico???
pelo que eu li, é genetico quando são gemeos fraternos, e de herança da mãe! pois ela produz ovulos maduros mais do que o normal.

se não gemeos identicos (univitelinos) não se sabe pq o ocorre e nao é genetico! sabe-se apenas que mulheres que engravidam mais tardiamente tem maiores chances de terem gemeos, pois os ovulos estão envelhecidos... causando uma "mutação" diferenciada, gerando gemeos!

bom... mais prova de que minhas meninas são identicas nao ha!!! só o fato da propria mãe confundi-las constantemente basta! rsrsrs

19 comentários:

  1. Gostei!!
    tive gêmeos da mesma placenta com bolsa diferentes.
    Infelizmente eu os perdi, mas sei que Deus reservou um bom lugar pros meus anjinhos.

    ResponderExcluir
  2. oi vou ser papai de 2 menininhos da mesma placenta mais com bolsas separadas,estou muito feliz com a noticia,estao com 4 meses dentro da barriga o matheus e o gabriel rs

    ResponderExcluir
  3. Vou ter gemeas de bolsas diferentes ja estou de quase 35 semanas angelica e angelina tou muito feliz

    ResponderExcluir
  4. Vou ter gemeas de bolsas diferentes ja estou de quase 35 semanas angelica e angelina tou muito feliz

    ResponderExcluir
  5. Eu terei gémeos de bolsas diferentes mas com a mesma placenta. Estou com 16 semanas e ainda não sei o sexo deles. Estou muito ansiosa.

    ResponderExcluir
  6. Vo ser pai de gemeos dois meninos estão com 16 semanas placentária diferente mesmo saco separados apenas por uma fina pelicula

    ResponderExcluir
  7. Vo ser pai de gemeos dois meninos estão com 16 semanas placentária diferente mesmo saco separados apenas por uma fina pelicula

    ResponderExcluir
  8. ESTOU DE 19 SEMANAS BEBES DA MESMA PLACENTA, SACOS SEPARADOS POR MENBRANAS, O MEDICO DISSE TER VISTO UM CASAL..... E POSSIVEL???

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi estou gravida de 18 semanas e 3 dias os medicios diseram q sao da mesma placeta e mesma bolsa estou muito asustada ja venho tendo complicacoes e toda vz q vou no medico eles me asustam mais

    ResponderExcluir
  11. Eu ganhei meus gêmeos Renan e Ryan São da mesma placenta e saco diferente são idênticos

    ResponderExcluir
  12. Eu estou grávida de 24 semanas são da mesma placenta e sacom diferentes

    ResponderExcluir
  13. Eu estou grávida de 21 semana são gêmeos monocorionicos diaminiotico são de saco separados são Yudi e yuan que venha com saúde meus principes

    ResponderExcluir
  14. Estou gravida de 13 semanas estão na mesma placenta e bolsa diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm , a minha gestação e igual a sua , 1 placenta e dois sacos !

      Excluir
  15. Descobri também que estou grávida de gêmeos mesma placenta e sacos separados. Estou apavorada, todo mundo assusta muito...

    ResponderExcluir
  16. Os meus estão com seis meses dois meninos da mesma placenta e msm saco e n acho parecidos um e magro outro gordo a não ser Q iguale com o tempo e mono di eles ficam igual e di di

    ResponderExcluir