quinta-feira, 28 de julho de 2011

Não basta ser pai, tem que participar!


Quem nunca ouviu essa celebre frase "criada" por um comercial antigo? E que pai leva essa participação a sério realmente??? Suprir financeiramente nao basta, é fato! amor não se compra!
Alguns pais acham que basta pagar contas, brincar cinco minutos com os filhos e tá tudo perfeito! Não tá não camarada! seus filhos necessitam de muito mais atenção, necessitam de que você participe, dedique muito mais que cinco minutos de folia com eles.
A mamae alimenta, da banho, troca fralda, brinca, da bronca quando necessário, da muitos carinhos, ensina, ajuda nas descobertas diariamente... e infelizmente alguns pais acham que essas funções são totalmente das mães, não compreendendo que seus pequenos sentem falta disso tudo partindo do pai também (mesmos os mais novinhos).
Não estou falando aqui pra pai nenhum largar o emprego e se dedicar aos filhos integralmente! tô falando que o pai pode sim, ao chegar em casa, mesmo cansado, tentar dar mais atenção, pegar algumas atividades diárias e dividir com a esposa... afinal, o pai moderno não se restringe a manter a casa..

segue coisinhas interessantes que encontrei hoje sobre o tema em questão:
“O pai vai sendo introduzido na vida do filho na medida de sua participação efetiva nos cuidados e atenção para com o bebê e a mãe”, diz a psicóloga Maria Teresa Reginato, mãe de Luciana, Eliane, Davi e Ivan."

O ideal, mas nem sempre fácil, é encontrar um equilíbrio: os dois cuidam, dão banho, estabelecem as regras, educam e brincam também.

"Muito se fala na importância da presença da mãe na educação e no desenvolvimento afetivo dos filhos, e muitas vezes, injustamente, do meu ponto de vista, a importância do pai na vida dos pequenos é deixada em segundo plano.

Acredito que mãe e pai possuem igual importância na educação e no dia a dia das crianças. Quer coisa melhor do que um pai que realmente participa da vida de seu pequeno? Como dizia aquela velha, porém, sábia propaganda: "Não basta ser pai, tem que participar"!

Acho que a chave para o sucesso da família está aí (entendam essa família sendo os pais casados ou separados): colaboração, afeto, respeito, cumplicidade. "

PALAVRAS DE UM PAI:

"O pai é tão importante quanto a mãe

É claro, que muitos homens ainda se assustam com a nova realidade: a crescente consciência de que o pai é tão importante quanto à mãe desde a concepção. Em sua maioria, foram educados sob outros padrões de valores, e quando se vêem à frente de situações até então compelidas à mulher, sentem-se despreparados. Está mais do que na hora dos que ainda não participam ativamente dos cuidados com seus filhos, deixarem os preconceitos de lado, arregaçando as mangas e passando a trocar fraldas, preparar mamadeiras, dar comida, entre outras coisas que vão muito além de pagar contas.

Sou feliz"

TA NA HORA DAS MAMAES QUE SENTEM FALTA DESSE PAI PARTICIPATIVO PUXAREM AS ORELHINHAS DO COMPANHEIRO PENSANDO NO BEM QUE ISSO FARÁ PARA OS FILHOTES!!!

E se ele reclamar argumentando que a obrigação é sua, que é a mãe, seja forte e diga:
QUERIDO, OS FILHOS SÃO MEUS, MAS TBM SÃO SEUS, AFINAL, NÃO FIZ COM O DEDO!
kkkkk

Um comentário:

  1. Oi Mel.. gostei mto deste seu post e concordo tb... a participação do pai é fundamental! graças a deus tenho um marido maravilhoso q divide td comigo...
    e identifiquei mto com vc, pois tb tenho 2 meninas, tb da mesma placenta, tb monocorionica e diaminiotica.. rsrsr Elas estão com 3 meses... Bjos

    ResponderExcluir