sexta-feira, 8 de março de 2013

Mãe, profissional, dona de casa e mulher (nesta ordem?)

08 de Março, dia internacional da mulher! - Que dureza!
Especialmente hoje estou um tanto melancólica, um tanto cansada da dinâmica mãe, profissional, dona de casa e mulher. Ta, ta bem, a ordem ta errada, e é exatamente por isso que eu estou triste. Na verdade a profissional esta à frente, já que, passo mais tempo no trabalho do que com minhas meninas.
O maior presente da minha vida, a maior alegria foi sem dúvida a descoberta da minha gravidez! Nossa, pode ser piegas, mas eu me senti mais mulher, enfim, realizada! (bom, isso depois do susto de descobrir que ao invés de 1 bebê, eu esperava 2).
Eu, assim como a grande maioria das mães, vivo aquele eterno dilema: quero ser uma mãe completa, mas quero trabalhar fora. como conciliar? Se eu não trabalhar fora e só me dedicar ao lar? será que minha cabeça vai ficar legal? O  que as pessoas vão pensar de mim?
bom, passei por todos os processos!
primeiro ano de vida, me dediquei integralmente à maternidade, assim aproveitei muito a evolução das minhas filhas, mas minha cabecinha não ficou legal! Passar o dia dentro de casa, muito atarefada, mas sem ter praticamente mais ninguém pra conversar, não é mole.
Segundo ano de vida, parte dele inventei de trabalhar em casa... Muitas noites em claro, muitos momentos de cansaço físico e emocional, e continuando sem me sentir bem, pois quem trabalhar sem sair de casa, nao tem seu devido valor.
agora, com 3 aninhos, decidi definitivamente voltar ao mercado de trabalho, voltar às atividades acadêmicas... Recomeçar tudo! afinal, minhas filhas já são mocinhas! Fácil né? Quem dera! continuo com crises, e hoje são bem piores.
Me matriculei numa pós graduação noturno - ja estou na metade- comecei a trabalhar em período integral e assim tive que matricular minhas meninas numa creche.
Resumidamente, não tenho tempo durante a semana pras minhas filhas, me sinto mal por isso. E elas desde tão pequenas já me cobram. Mas como explica-las a nossa necessidade?? Final de semana... ai ai! Dou meu sangue pra ficar muito tempo com elas, mas mesmo assim ainda tenho que dividir a atenção á elas com as tarefas domésticas acumuladas a semana toda.

Culpa! Essa é a palavra ideal pra descrever o que sinto. Acho cruel deixar criança o dia todo na creche, mas nao tenho outra alternativa!  Ta, existe sim o ideal ao meu ver... se eu tivesse como trabalhar apenas uma parte do dia, ex: das 7h00 as 14h00 me sentiria melhor, pois teria tempo pra tudo, estaria "na ativa" me sentindo mulher e mais útil e ainda seria mais mãe do que estou sendo hoje.
Parar de trabalhar é inviável pra minha cabeça e é inviável pro meu bolso. Sem chances!
E espaço pro casamento? dureza viu? com essa quadrupla jornada, a relação fica em 5° lugar.

Bom, vou parar por aqui, pois minha cabeça pensa mais rápido do que consigo escrever, e é muita coisa, e não dá definitivamente pra botar nem metade.

Só quero que minhas filhas saibam que as amo, e tudo o que faço, em primeiro lugar é pra felicidade delas, é por elas e por nós!

e sigo cansada e ofegante...